19 JUL 2013
SOCIAL
CRAS de Nova Luzitânia divulga ações e serviços desenvolvidos nos meses de maio e junho
Durante o mês de maio foi realizado a “Campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no dia 18 e reunião com tema “Sexualidade” com os adolescentes do Programa Ação Jovem.

Os encontros contaram com a presença de dois profissionais da área, que comentaram o assunto: a Assistente Social Ester Moraes de Souza e a Psicóloga Daniela Ribeiro dos Santos, ambas com experiência de trabalho no CREAS/Votuporanga.

Segundo Sueli Fontino, Psicóloga do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), “a equipe esta satisfeita com a parceria realizada juntamente com o CREAS e Conselho Tutelar local”.

Cumprindo o cronograma de atividades previstas, o CRAS de Nova Luzitânia realizou no mês de junho uma grade especial de atividades em especial ao mês de aniversário do Município, voltadas para os beneficiários dos programas sociais e direcionada a toda comunidade local com total apoio da Divisão de Assistência Social.

Participaram da pré-conferência Municipal e V Conferência de Assistência Social: Participação dos Programas Ação Jovem, Renda Cidadã, Bolsa Família, São Paulo Solidário, Viva Leite, São Paulo Amigo do Idoso e Grupo Vida.

Foi realizada a Festa Junina em Parceria com o Projeto Nova Luzitânia em Movimento (Saúde), ação conjunta com os Idosos Integrantes do Grupo Vida (Programa de Fortalecimento de Vínculos e os adolescente do Programa Ação Jovem, atividade intergeracional. Também foi realizado um arraia do CRAS aberto a toda comunidade.

Aconteceu a cerimônia de encerramento do curso de Manicure realizado pela Empresa Tramit de Araçatuba. Totalizando 48 horas, entre aulas práticas e teóricas. Cada Participante ganhou um Kit de trabalho contendo todo material necessário para que as novas profissionais já comecem a trabalhar. Os cursos de inclusão produtiva representam um dos serviços socioassistenciais ofertados no CRAS que tem como foco a inserção social dos seus usuários no mercado de trabalho e na sociedade, além do resgate de sua autoestima e dignidade.

Livia Assistente Social do CRAS destaca que: “o objetivo do curso a principio é de incentivar as pessoas a carreira profissional, buscando qualificar a mão-de-obra existente no município, facilitando a inserção no mercado ou mesmo oferecer a eles uma oportunidade digna de aumentar sua renda”.

Na penúltima aula foi realizado o concurso para escolher a melhor dupla do curso, após avaliação no último dia de aula, foi feito a premiação das alunas, que obteve a seguinte classificação: 1º lugar para a dupla: Lucélia Santos Silva e Rosimar R. da Costa, 2º lugar: Leticia Fernanda Lucio e Jeane Rosa Macedo, no 3º Lugar houve empate entre as duplas: Marli do Nascimento e Mauristela Lima da Silva com Sueli S. Souza e Altamira Rosa de Carvalho. O Prefeito Germiro Ferreira Lima juntamente com a 1ª Dama Eliana participou da entrega dos presentes e encerramento do curso.

A Equipe Técnica do CRAS participou do 10º Fórum Regional de Drogadição; Socialização, Educação e Espiritualidade.

O grupo de Ação Jovem foi ao Rio Preto Shopping Center assistir o Filme Faroeste Caboclo e depois ida ao Habib's.

A equipe do CRAS participou de reunião com a técnica social Ellen Romero da Empresa Gerenciadora Consórcio Maubertec que presta serviços a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.
19/07/2013