16 OUT 2014
EDUCAÇÃO E CULTURA
Aluno de Nova Luzitânia é destaque no Concurso de Redação da TV Tem
O estudante Rafael Martineli, 13 anos, aluno da professora Elizângela Maria Visintin do 7º ano da Escola Estadual de Nova Luzitânia teve sua redação escolhida e está entre os três melhores do Concurso de Redação 2014 da TV Tem de São José do Rio Preto.

O jovem participou do concurso na categoria Narrativa de Aventura para 6º e 7º anos. Desenvolveu uma redação com o título “Aventura na Xícara Maluca”, contando a história de uma viagem para o Thermas dos Laranjais de Olímpia e sobre o brinquedo Xícara Maluca, destacando a importância da família. “É muito emocionante ter a minha redação escolhida”, afirma Rafael, que participou do concurso pela primeira vez.

Esse ano o concurso teve como tema “A importância da família”. Cerca de 20 mil alunos de 39 cidades diferentes disputaram em quatro categorias. Desenho: 2º e 3º anos. Poesia: 4º e 5º anos. Narrativa de Aventura: 6º e 7º anos. Crônica: 8º e 9º anos.

Serão premiados os três primeiros de cada categoria. Primeiro lugar: 1 Notebook para o aluno, 1 TV Portátil Digital para o professor e 1 TV 32” para a escola. Segundo lugar: 1 Tablet para o aluno e 1 TV Portátil Digital para o professor. Terceiro Lugar: 1 Câmera Digital para o aluno e 1 TV Portátil Digital para o professor.

A premiação acontece no próximo dia 22 de outubro, às 16h no Teatro do SESI de Rio Preto.

A redação

Escola: EE de Nova Luzitânia
Cidade: Nova Luzitânia
Aluno: Rafael Martineli | 7º Ano
Professora: Elizângela Maria Visintin
Diretora: Maria de Fátima Martinez Ayala

Aventura na “Xícara Maluca”

O dia começou quente, o sol convidava a experimentar novos ares. Foi então que surgiu a ideia de irmos ao Thermas dos Laranjais. A princípio, nem todos aceitaram, houve discussão, uns querendo outros não.

Decidimos ir. Foi um alvoroço só, porque saímos em comitiva: tios, tias, avós, primos.

Um ligava para um, o outro ligava para o outro, uma corrente.

Depois de tudo organizado cada um foi para o seu carro rumo à aventura.

A viagem é demorada, a fome foi chegando de mansinho. Então, fizemos uma parada, numa cidade próxima à Olímpia, num restaurante recheado de coisas gostosas, a fome era muita, comi bastante, afinal precisaria de muita energia!

Retomamos a estrada e em poucos minutos estávamos no Thermas dos Laranjais, agora o desafio era conseguir os ingressos, pois a fila era gigantesca! Meu coração já batia acelerado, doido para conhecer o novo “toboágua”.

A ansiedade era tanta que dei um “jeitinho”, consegui com muita lábia convencer uma senhora bem próxima a bilheteria a comprar nossos ingressos, assim entramos rapidinho.

Cada um procurou o seu canto. Eu corri para os brinquedos. Fui a procura do novo “toboágua”, mas quando cheguei no local, não havia quase ninguém, estranhei, o que estaria acontecendo? Fui em busca de outros brinquedos.

De repente algo me chamou atenção, uma fila enorme, então, perguntei as pessoas da fila qual a nova atração e descobri naquele momento a “Xícara Maluca”, só o nome me deu um friozinho na barriga, mas encarei. Ali começara de fato minha aventura.

De longe fui espiando, parecia tranquilo, porém quanto mais se aproximava minha vez mais ia ficando tenso. Os gritos das pessoas eram de pânico, o barulho da queda parecia fatal. Meu pai percebeu meu desespero, mas, como em todas as situações difíceis estava ali me apoiando, deixando-me mais calmo e confiante.

Então chegou a minha vez. Pensei em desistir. Prossegui. Entrei no “toboágua”, escuro e fechado, tudo muito rápido, em segundos já estava dentro da “xícara”, sendo rodopiado e empurrado para um buraco cheio de água. A queda foi curta e intensa, provocando uma emoção indescritível. De fato uma “Xícara Maluca” que provoca adrenalina e o desejo de brincar de novo.

Já a caminho de casa compreendi a importância da presença de minha família em minha vida. Com simples gesto encorajou-me a seguir adiante, proporcionando-me experimentar essa aventura.
Autor: Daniel de Paula