A Defesa Civil Municipal vem desempenhando um importante trabalho na proteção da comunidade e na preservação do meio ambiente. Entre suas principais atribuições estão o mapeamento de áreas de risco, a criação de sistemas de alerta, o atendimento a emergências, a assistência às vítimas, a restauração de infraestruturas e a promoção do bem-estar social.
Desde que foi implantada, a Defesa Civil Municipal, em parceria com a Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, já realizou diversas ações de combate a incêndios, atendimento a ocorrências causadas por chuvas e ventos fortes, como a retirada de árvores e demais obstáculos que ofereçam riscos em estradas e rodovias, além de outras situações emergenciais.
Também são desenvolvidas ações de captura e resgate de animais silvestres ou peçonhentos que estejam em situação de risco ou oferecendo perigo à população. Após o atendimento, os animais são devolvidos ao seu habitat natural ou encaminhados à Polícia Ambiental, garantindo sua proteção e bem-estar.
Nesta quarta-feira (5), a equipe realizou o resgate de uma arara-canindé que estava debilitada. Após receber os primeiros cuidados, o animal foi imediatamente entregue à Polícia Ambiental, que dará continuidade ao atendimento necessário para sua recuperação.
A equipe da Defesa Civil Municipal é composta por: Lucimar de Carvalho, Matheus Santana, Luciano Neves, Vilson Vicentin, Gabriel de Carvalho e Rafael Gama.