Conheça a situação das prefeituras para o novo mandato
1 - Como está sendo este início de mandato?
Este início de mandato de uma forma geral está sendo muito positivo, pois montamos uma equipe de governo técnica. Os diretores estão emprenhados em realizar um bom trabalho. Sabemos dos desafios que iremos encontrar, dos aprendizados que iremos ter e temos a humildade em realizar o trabalho da forma que tem que ser feito.
Tivemos algumas dificuldades em certas áreas. Encontramos alguns contratempos com as informações deixadas pela administração anterior.
2 - Você teve alguma surpresa ao assumir a prefeitura?
Sim. Na parte prática tivemos alguns problemas com as informações que deveriam ser deixadas pelos ex-diretores. Também destaco a parte da infraestrutura dos prédios públicos, por exemplo, a situação das escolas municipais, que se o retorno presencial das aulas fossem hoje, não teríamos condições de atender aos alunos, um exemplo que posso destacar é a cozinha da escola que necessidade de adequações urgentes para funcionar. Também tive surpresas na questão de transição de governo, mas isso estamos resolvendo internamente.
3 - Quais são as prioridades deste primeiro ano de governo?
Pelo nosso plano de governo a nossa prioridade é Saúde, Educação e Emprego. Mas sabemos que temos que manter a população assistida por todos os serviços públicos com qualidade, porém, esta pandemia tem dificultado muito. Então hoje, pela situação que nos encontramos, a prioridade nesse momento é o retorno as aulas com segurança para todos, alunos, servidores e famílias.
Na saúde estamos buscando manter e aprimorar o atendimento com qualidade e com profissionais de diversas áreas. Porém, muitas decisões dependem da esfera superior devido ao momento que estamos enfrentando.
4 – Já fez contato com os governos Estadual e Federal para busca de recursos?
Sim. Fizemos contatos e já obtivemos retornos positivos com deputados estadual e federal, inclusive com prefeitos da nossa região. Um exemplo é o prefeito de Araçatuba Dilador Borges que deixou abertas as portas de todas as secretarias para dar suporte e orientação para administração.
5- Quanto ao caixa das prefeituras, como ficou a prefeitura, financeiramente falando, ao final de 2020? O saldo no caixa ficou positivo ou negativo? Quais os Restos a pagar? Valor de convênios Vinculados? O senhor deixa algum precatório ainda para este ano?
De acordo com a lei de responsabilidade fiscal, nenhum prefeito pode entregar o seu mandato devendo ou então com algum compromisso que não tenha deixado dinheiro em caixa para quita-lo, ou seja, a prefeitura hoje tem dinheiro em caixa, tem uma certa quantia que é recurso próprio, e muitas outras são convênios de obras que estamos executando, acompanhando e outras que virão a ser executadas.
6 - Como fica em relação a volta às aulas no seu município? Já tem retorno previsto?
Por se tratar de uma situação que não depende só da decisão do município, hoje tem vários fatores que são determinantes para o retorno as aulas. Exemplo disso é o governo do Estado que tinha uma data certa para o retorno, porém através de liminar essa data foi derrubada, e a liminar novamente foi derrubada.
O município está se preparando. A diretora da divisão de Educação está trabalhando para um possível retorno das aulas em breve, estamos realizando diversas reuniões com vários seguimentos da comunidade e a administração de forma organizada e muita séria está trabalhando para que nossos alunos não sejam prejudicados pedagogicamente e tenham um ano letivo de 2021 proveitoso e de muito aprendizado.
7 - A pandemia afetou principalmente o setor econômico com o desemprego, quais políticas serão adotadas para buscar novos postos de trabalho para seu município?
Eu acredito que muito mais que a política, é a hombridade do candidato eleito, pois após os resultados das urnas, já começamos a trabalhar em cima dessa temática, buscando parcerias, e depois de empossados no dia primeiro de janeiro já firmamos parcerias, e hoje temos uma empresa funcionando no município, contratando funcionários.
Tive reuniões com empresas da região interessadas em investir em nosso município.
Estamos articulando para que novas vagas possam surgir e iremos investir em qualificação de mão-de-obra para atender a essa demanda de vagas de empregos que existem nas empresas da nossa região.
8 - Com a definição da nova mesa diretora da Câmara, você espera um trabalho harmonioso entre os poderes Executivo e Legislativo?
Sem dúvida. Eu acredito que por se tratar de uma cidade pequena, em que o pleito político teve um direcionamento bem democrático, as pessoas acreditaram numa política nova, numa administração nova, em que interesses políticos não se sobrepõem aos interesses da comunidade.
Eu conheço bem todos os nove vereadores, tenho um bom relacionamento com todos. Acredito que se houver alguma resistência de vereador A ou B aos interesses públicos, não será contra a atual administração e sim contra o povo. Não quero fazer uma gestão que beneficie um grupo de pessoas, então esse trabalho harmonioso acontecerá naturalmente e o povo será o principal beneficiado de todo esse relacionamento entre executivo e legislativo.