Na próxima segunda-feira, 29, Nova Luzitânia comemora 55 anos de emancipação político administrativa. O município todos os anos tem no mês de junho, uma extensa programação de aniversário com eventos e acontecimentos todos os dias, mas devido a essa pandemia em 2020 teve de ser diferente. O prefeito Laerte Rocha falou sobre esse assunto e sua administração.
Confira a entrevista
Jornal A Voz do Povo - Nova Luzitânia todo mês de aniversário elabora um extenso calendário com comemorações diárias, como ficaram as comemorações neste ano atípico?
Laerte Rocha - Realmente um ano atípico para nós, acostumados a ter um mês cheio de festas e comemorações. Dentro do possível estamos continuando obras, e fazendo a divulgação diária de atividades que estão acontecendo neste mês. Estamos usando as redes sociais para manter a população informada, através das lives pelo facebook de Nova Luzitânia. Nesta semana em especial teremos transmissão dos cultos das igrejas evangélicas pelo aniversário do município.
Jornal A Voz do Povo - Até que ponto o atual cenário de pandemia afetou ou ainda afeta seu município?
Laerte Rocha - Afetou no geral como tem afetado o mundo todo. Comércio sendo prejudicado, os repasses diminuíram, estamos realmente vivendo tempos difíceis e o pior, sem saber uma solução imediata, é uma guerra contra algo invisível.
Jornal A Voz do Povo - Gostaria que o senhor fizesse um balanço dos últimos 12 meses.
Laerte Rocha - Apesar dos desafios que 2020 nos trouxe com essa pandemia, e de estarmos praticamente estacionados desde março de 2020, faço um balanço ainda positivo, porque tínhamos trazendo a administração com muita firmeza e transparência como sempre fiz, e isso nos ajudou a cumprir com as obrigatoriedades da administração nesse período de corte de repasses.
Jornal A Voz do Povo - Estamos no último ano do atual mandato, conseguiu cumprir o planejamento para seu governo?
Laerte Rocha - Até o momento posso dizer que 90% foi cumprido, algumas ações estão em andamento e também conseguimos muitos feitos que não estavam no plano de governo.
Jornal A Voz do Povo - Quais são as obras em andamento?
Laerte Rocha - Temos as 121 casas que estão com 54% da obra total já realizada, o Calçadão que já está nos últimos detalhes para inauguração, as Calçadas com acessibilidade da Rua Lisboa, na Avenida da Saudade teremos Recape, Paisagismo, Calçadas e Iluminação de Led, Reforma do Centro Comunitário e Aquecimento da Piscina, Academia da Saúde, e tem as que estão em processo de licitação, como: até R$ 800 mil reais para recapeamento asfáltico em diversas ruas, Galerias de Águas Pluviais, Reforma do Auditório Municipal, Reforma do Velório Municipal, e Infraestrutura Urbana para pavimentação e calçamento.
Jornal A Voz do Povo - Qual é a situação dos principais setores municipais, como Saúde, Educação e Social? Comente alguns investimentos...
Laerte Rocha - Estão todos muito bem organizados, sempre investimos mais que o exigido em saúde e educação, sem medir esforços para proporcionar atendimento com qualidade. Na saúde veículos novos proporcionando segurança e conforto, neste ano também firmamos convênio com o Consórcio da saúde, dando agilidade para realização de exames e consultas de especialidades, e os remédios da atenção básica não faltam em nossa farmácia. Na educação continuamos o investimento no material apostilado, que neste momento da pandemia proporciona ensino remoto através da internet aos alunos, e novos micro-ônibus foram adquiridos para maior segurança nas viagens. No social recentemente estamos fazendo uma reforma e adequação do prédio para melhor atender, oferecemos as atividades do Projeto Nova Luzitânia em Movimento, que atende desde crianças à idosos, e devido a pandemia criamos o Auxílio Merenda, onde famílias que tem filhos nas escolas municipais e estão inseridas no Bolsa Família recebem o valor de R$ 65,00 por filho.
Jornal A Voz do Povo - Houve algum investimento na Frota Municipal?
Laerte Rocha - Temos a frota toda renovada, adquirimos no mandato até a data de hoje 22 novos veículos, e em breve chegará uma nova ambulância, um caminhão pipa, um caminhão compactador, e está em licitação aberta aquisição de uma pá carregadeira.
Jornal A Voz do Povo - Qual planejamento para o restante do ano?
Laerte Rocha - Diante do atual cenário, desejo que tenhamos força para chegarmos no fim do ano com saúde, e que possamos ter sabedoria para recuperar os danos causados por essa pandemia. Vivenciamos um momento em que não sabemos o que vem por aí, temos expectativas de que tudo ficará bem.
Jornal A Voz do Povo - Gostaria de destacar mais alguma conquista? Deixar uma Mensagem?
Laerte Rocha - Sou muito grato por estar Prefeito desse município que amo, e ninguém tem dúvida do meu amor por Nova Luzitânia, busco incansavelmente melhorias para meu município. Agradeço minha família que me dá forças na caminhada, meu Vice Edinho que é um homem sábio, a Câmara de Vereadores onde juntos buscamos melhorias, a minha equipe que se doam 24 horas para que as coisas aconteçam, e aos funcionários municipais que são o alicerce para tudo andar corretamente. Gostaríamos de estar anunciando a festa dos 55 anos, de estar pensando em cada detalhe, mas infelizmente o momento é de cautela. Ficar em casa é a solução de prevenção mais eficaz. Eu amo Nova Luzitânia, eu vivo por Nova Luzitânia, desejo que todos nós após passar esse período de isolamento possamos estar bem para vivermos o calor humano dessa nossa querida terra. Parabéns Nova Luzitânia!