No dia 09 de março foi realizada a 1ª Festa do Milho em Nova Luzitânia, e o resultado foi excelente. Milhares de pessoas passaram pela cidade neste final de semana.
Segundo a 1ª Dama Eliana Campos, organizadora da festa, “o público surpreendeu, lógico que esperávamos bastante gente, mas a quantidade de visitantes nos surpreendeu”.
No decorrer da noite a animação ficou por conta de violeiros da cidade e região, e da Dupla Carreiro e Carrerito, que embalaram as antigas modas, chamando a atenção dos presentes.
Ainda fez parte do evento uma parceria entre a Divisão de Educação e Cultura de Nova Luzitânia e o Projeto Caravana Ciranda Cultural “Qual a Cultura do nosso quintal?”, com apresentação do espetáculo de dança “Amor! Que dança!”, foi realmente um “espetáculo”, o povo parou para assistir e se encantaram com o grupo de dança.
O professor Luiz Eduardo também apresentou a dança “Mulher Rendeira”, com alunas da Escola Estadual, que receberam inúmeros aplausos da comunidade.
Devido ao sucesso, no domingo a festa do milho teve continuidade, e após a missa a Dupla Edu Corrêa e Gonçalves junto com a Banda Ecléticus encerraram os dois dias de festa em Nova Luzitânia. A Dupla também fez parte da Caravana Ciranda Cultural.
Eliana Campos Lima agradece a todos que colaboraram direta ou indiretamente com a festa do milho, sem citar nomes deixa o muito obrigada a cada voluntário, e a cada patrocinador.
O prefeito Germiro parabeniza o empenho de sua esposa e sua equipe para a realização deste evento, agradece aos amigos que passaram pela cidade no fim de semana, deixa também o agradecimento as meninas que apresentaram a dança “Mulher Rendeira”, junto ao Profº Luiz Eduardo Mariano que sempre colabora nos eventos; “agradeço de coração cada pessoa que por aqui esteve, com seu trabalho, sua colaboração, todos que passaram pela cidade, sem vocês não seria todo esse sucesso”. E agradece ainda a Secretaria de Estado da Cultura e a Organização Social de Cultura Abaçaí.