24 JUL 2014
CRAS traz jiu-jitsu para Nova Luzitânia
A Divisão de Assistência Social através do CRAS trouxe a comunidade mais uma ação inovadora. Através do "Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos é ofertado aulas de "JIU-JITSU", as crianças, jovens e adultos. As aulas são ministradas duas vezes por semana pelo Sensei Ivam Correa. A faixa etária atendida vai de 08 a 47 anos, funcionando de forma inter-geracional. Este trabalho tem por objetivo ir além das atividades esportivas, já que através do Jiu-Jitsu, se obtém maior disciplina e controle mental. O grupo treina arduamente, e também se realiza rodas de conversas sobre os mais variados assuntos, valorizando a amizade e integração entre seus membros.

Jiu jitsu significa suavidade na técnica, onde jiu significa suave e jitsu, arte ou técnica, e é um termo de origem japonesa. Jiu jitsu é uma arte marcial, com origem na Índia, que utiliza várias técnicas e golpes para derrotar o oponente.

No entanto, segundo o Sensei Ivan Correa, o que se busca é auto-controle, uma mente tranquila e a paz com as pessoas.

Os lutadores de jiu jitsu possuem diversas faixas, que vão mudando conforme a idade, o tempo de prática e o potencial.

• Branca – Para qualquer idade; • Cinza – Entre 4 anos a 6 anos; • Amarela – De 7 a 15 anos; • Laranja – De 10 a 15 anos; • Verde – De 13 anos a 15 anos; • Azul - Varia com o potencial do atleta, normalmente aquele que pratica de 1 ano e meio, a 2 anos, e a partir de 16 anos; • Roxa - Varia com o potencial do atleta, normalmente 2 anos, e a partir de 16 anos; • Marrom - Varia com o potencial do atleta, normalmente 1 ano e meio, a partir de 18 anos; • Preta - A partir de 19 anos; • Coral - Mestre • Vermelha - Grande Mestre.

No momento o CRAS possui 66 pessoas em treinamento. E os pedidos não param de chegar.

O Prefeito Germiro Ferreira Lima aspirava há muito tempo que sua comunidade tivesse esta oportunidade de praticar arte marcial.

Este serviço da assistência social está implantado a três meses, e seu funcionamento se dá no CCI local.