18 OUT 2013
CRAS de Nova Luzitânia apresenta atividades desenvolvidas
Cumprindo o cronograma de atividades previstas, o CRAS de Nova Luzitânia realizou no mês de setembro ações e serviços voltados para os beneficiários dos programas sociais e direcionada a toda comunidade local com total apoio da Prefeitura Municipal e Divisão de Assistência Social.

Com o Programa Ação Jovem foi desenvolvida uma reunião sócio-educativa com os adolescentes. Tema: "Drogas e o rompimento dos laços familiares", o encontro contou com a presença da Assistente Social Geane Estela com experiência de trabalho no âmbito escolar, que tratou sobre a questão da dependência química na adolescência, seus impactos no âmbito familiar. A droga aparece na adolescência muitas vezes como uma ponte que permite o estabelecimento de laços sociais, propiciando ao indivíduo o pertencimento a um determinado grupo de iguais, ao tempo que buscam novos ideais e novos vínculos, diferentes do seu grupo familiar de origem.

Na tarde do dia 25 de Setembro, o projeto Químico do Cotidiano da Fatec de Araçatuba, recebeu 14 jovens que participaram de uma Aula Teórico-Prática ministrada pela professora da instituição Cristiana Quinelato da Silva, que trabalhou a disciplina de Química com o tema: Aula Pratica de Fermentação. Parceria do CRAS junto a Escola Estadual de Nova Luzitânia.

Para os Programas Sociais, bolsa família, renda cidadã e São Paulo solidário, foi realizado encontro com as famílias, que ficou por conta de uma palestra com Erickson Martins - Agente Responsável do Banco do Povo Paulista do Município. Com o objetivo de propagar as ações do Banco do Povo em Nova Luzitânia, buscando esclarecer sobre empreendedorismo, critérios de seleção, microcréditos, estimulando as pessoas gerarem sua própria renda. Uma ação como esta do Banco do Povo torna-se uma excelente iniciativa porque contribui para reduzir a pobreza, integrar o ser humano à sociedade, resgatar a sua autoestima e estimulá-lo a se desenvolver.

Na semana do idoso o CRAS desenvolveu atividades diversificadas com os grupos.

Manhã animada e muita diversão no dia 23 de setembro, com a abertura das atividades, através de caminhada, alongamento e exercícios físicos desenvolvidos pelo Professor de Educação Física Ronaldo Amaral em parceria com a Divisão de Saúde. O Grupo Vida faz parte do segmento idoso Programa de Fortalecimento de Vínculos do Governo Federal, executado pelo Cras. O exercício físico é benéfico em todas as idades, pois auxilia sempre na manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida. A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável, para retardar o processo de envelhecimento. Com o tempo, tem-se uma perda significativa, de todas as capacidades motoras, tais como: Flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, além de uma grande perda da massa muscular e óssea resultando assim em um aumento de problemas e agravos de saúde na pessoa idosa.

Já no dia 27 de setembro, os integrantes do grupo Vida participaram de um Workshop “Aulão de Dança de Salão", onde foi trabalhado inicialmente ritmos populares como: Forró (Xote), Vanerão, Valsa, Rastapé, com o Professor Dimas de Votuporanga. Muitos são os benefícios da dança, pois é comprovado que melhora a qualidade de vida, e é uma válvula de escape da depressão e do baixo astral, espanta os riscos de boa parte das doenças na velhice. Assim como a atividade física, a dança ajuda no fortalecimento dos músculos, na respiração e no equilíbrio, além de trabalhar também a questão social: dimensão comunitária, fortalecimento individual e grupal, faz o idoso se sentir integrado, útil, vivo e independente.

Finalizando a semana, dia 02 de outubro foi realizada no Centro de Convivência do Idoso a Palestra com o tema: Prevenção da doença de Alzheimer: é possível? Com Médico Geriatra Dr. Ricardo Luis Simões Pires Wayhs de Araçatuba. De acordo com o médico, a causa do Alzheimer é desconhecida, assim como a cura. Também chamada de demência, a doença é neuro-degenerativa e provoca perda das funções intelectuais, afetando a capacidade do doente de se relacionar com outras pessoas. Um dos sintomas mais conhecidos é a perda da memória. Na maioria das vezes, familiares que se sentem perdidos sem saber como enfrentar as situações difíceis e muitas vezes traumáticas que a doença traz.

Leonardo Lopes Bonfim, Diretor da Divisão de Assistência Social diz “Fico feliz em poder atender as famílias de nossa cidade, através das parcerias com Secretaria do Estado e Prefeitura, e muitos cursos e atividades estão previstos para ser realizadas pelo setor Social/CRAS este ano ainda. Teve início esta semana o curso de manicure e pedicure em parceria com a Secretaria de Trabalho do Estado, onde os alunos receberão um auxílio financeiro e terão oportunidade de aprender uma profissão para geração de renda. Em breve teremos mais um curso em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, iniciaremos o curso de Gestão em Pequenas Propriedades Rurais, atendendo 30 alunos, no período de 70 a 80 dias”.

O Prefeito Germiro Lima enfatiza que juntamente com o diretor da divisão estão sempre empenhados, buscando novas parcerias e mantendo as já existentes, e parabeniza toda a equipe que se empenha em sempre desenvolver um excelente trabalho em prol ao próximo, e que dedicam seu trabalho em busca de fazer a diferença na vida das pessoas, “é gratificante o trabalho deles, mas tenho certeza que inexplicável a sensação dos que recebem este carinho através de reuniões, palestras, projetos, oficinas, workshops, e demais atividades”.
18/10/2013
CRAS de Nova Luzitânia apresenta atividades desenvolvidas

Na semana do idoso o CRAS desenvolveu atividades diversificadas com os grupos.