30 MAI 2023
OFICINA PREPARATÓRIA OPERAÇÃO ESTIAGEM 2023

Quinta-feira (25), os servidores Lucimar Carvalho, Vilson Vicentin, Rafael Gama, Matheus Santana, Luciano Neves e Diego Albertoni participaram da Oficina Preparatória Operação Estiagem 2023.
O treinamento que aconteceu na cidade de Araçatuba abordou temas referentes aos incêndios florestais, muito comuns nesta época do ano, tal como as técnicas de combate, regras de segurança, deslocamento e materiais básicos para combate a incêndios.
O curso foi promovido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo e teve carga horaria de 8 horas.
A Operação Estiagem se inicia no dia 1º de junho, com o intuito de prevenir e combater queimadas florestais, acompanhando a fase vermelha e mais crítica da Operação Corta-Fogo. A Defesa Civil ressalta ainda a Lei 9.605/98, do Governo Federal, que diz sobre a proibição de quaisquer tipos de queimadas, até mesmo aquelas realizadas em quintais. As rondas são intensificadas durante este período, visando o impedimento das queimadas.
Além do incômodo gerado pelo tempo seco, as queimadas agravam os problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de outros mais sérios, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O perigo aumenta com a baixa umidade do ar e altas temperaturas. O acúmulo de poluentes é outra consequência ruim da temperatura seca.